Chuvas: Estado intensifica trabalhos de prevenção em municípios afetados

Desde domingo, dia 19 de dezembro, há o alerta de mais chuvas para a região. Por conta disso, o Gabinete Avançado do Governo do Estado, montado no município de Itamaraju, no Extremo Sul intensificou os trabalhos de prevenção de acidentes mais graves. Equipes da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec) e do Município visitaram áreas de risco, inspecionando imóveis e notificando moradores para que procurem abrigo nas casas de parentes, amigos ou em locais oferecidos pelo poder público.
Outro trabalho que vem sendo realizado é o de entrega de insumos como água, mantimentos, roupas e colchões. Realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia e seus cerca de 80 agentes, que continuam atuando na região, na assistência aos moradores das áreas atingidas pelos alagamentos. Também permanece na região um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), que auxilia na distribuição de suprimentos para comunidades mais distantes e isoladas. Três caminhões do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) também estão disponíveis nos municípios de Medeiros Neto, Jucuruçu e Prado, para ajudar as pessoas que perderam seus documentos nas enchentes de forma mais rápida e gratuita.

Saldo

A Sudec informou que até o dia 19, foram registrados 4.453 desabrigados, 15.483 desalojados, 276 pessoas feridas e 14 mortos. A população afetadas pelas enchentes quase chega a 300 mil (299.360). Segundo o superintendente da Defesa Civil do Estado, coronel BM Miguel Filho, alerta sobre os riscos da permanência em imóveis danificados pela chuva. “Quem identificar uma área com suspeita de risco, uma casa com a estrutura comprometida, pode nos procurar para que façamos a vistoria. A pessoa pode informar à Defesa Civil do seu município ou pode se dirigir à nossa base na sede da OAB, em Itamaraju, ou ainda ligar para o número (71) 3115-3000”.

Resgate

 

Na quinta-feira (16), o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) realizou o resgate de diversas famílias que estavam ilhadas na comunidade do Barro, no município de Prado.

A ação durou cinco horas e também recolheu animais que estavam no local. Dois helicópteros foram utilizados para o transporte e a entrega de suprimentos para as localidades de Piragi, Santo Agostinho, Monte Azul e na sede de Jucuruçu. Inclusive uma mulher grávida prestes a entrar em trabalho de parto foi transportada em uma das aeronaves da força-tarefa de Jucuruçu para Itamaraju.

 

Limpeza e estradas

 

O distrito de Nova Alegria, em Itamaraju recebeu, desde a terça-feira (14) escavadeiras, retroescavadeiras, equipamentos de patrolamento e caçambas para limpeza e retirada do entulho e dos resíduos de terra carregados pela água que invadiu a localidade.

A BR-489, que liga Prado a Itamaraju, está com transito totalmente liberado desde quarta-feira (15). O retorno do tráfego de veículos de pequeno e grande portes pela rodovia ocorreu após o início das ações emergenciais para a recomposição da via rompida no KM 15. Outros trechos, onde a pista cedeu, o trânsito recebeu desvios provisórios.

Na quinta-feira (16), o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, esteve em Itamaraju para visitar as áreas afetadas e anunciou um investimento de mais de R$ 1,2 milhão para apoio às famílias afetadas, cujos recursos serão tanto para a concessão de benefícios eventuais, quanto para a manutenção de alojamentos provisórios para os desabrigados.

Alojamentos

O retorno das pessoas para suas casas fez diminuir, desde a semana passada, o número de abrigos. O município de Itamaraju contava com nove unidades em sua sede. Atualmente, apenas uma está em funcionamento. Já em Jucuruçu, ainda funcionam dois dos cinco abrigos anteriormente montados.

 

SMS

 

No sábado (18), a Defesa Civil da Bahia começou a disparar mensagens através de SMS com informações, dicas e orientações referentes ao fenômeno. O intuito é alertar a população sobre a ocorrência de fortes chuvas, e dá à cidadão a oportunidade de tomar as providências necessárias e deixar as áreas de risco a tempo. Os interessados em receber os alertas diariamente devem enviar um SMS com o CEP do local onde moram para o número 40199. O serviço é gratuito.

MUNICÍPIOS EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DEVIDO ÀS FORTES CHUVAS

1- Alcobaça

2- Amargosa

3- Amélia Rodrigues

4- Anagé

5- Andaraí

6- Apuarema

7- Baixa Grande

8- Belmonte

9- Boa Vista do Tupim

10- Camacan

11- Canavieiras

12- Caravelas

13- Catu

14- Cocos

15- Encruzilhada

16- Eunápolis

17- Guaratinga

18- Iaçu

19- Ibicoara

20- Ibicuí

21- Ibicaraí

22- Ibirapuã

23- Ilhéus

24- Ipiaú

25- Itabela

26- Itapebi

27- Itaberaba

28- Itabuna

29- Itacaré

30- Itagimirim

31- Itajuípe

32- Itamaraju

33- Itambé

34- Itanhém

35- Itapetinga

36- Itaquara

37- Itarantim

38- Jaquaguara

39- Jiquiriçá

40- Jucuruçu

41-Lajedão

42- Macarani

43- Maragogipe

44- Marcionílio Souza

45- Mascote

46- Medeiros Neto

47- Mucugê

48- Mucuri

49- Mundo Novo

50- Mutuípe

51- Nova Viçosa

52- Novo Horizonte

53- Porto Seguro

54- Prado

55- Ribeira do Pombal

56- Ruy Barbosa

57- Santa Cruz Cabrália

58- Santanópolis

59- Teixeira de Freitas

60- Teolândia

61- Ubaíra

62- Vereda

63- Vitória da Conquista


Fotos: Divulgação Gov BA) 

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Rio dos Frades: estrada deve ser liberada a qualquer momento

Ações solidárias ajudam reconstrução nas localidades afetadas

Veracel realiza ações de apoio a comunidades impactadas pelas chuvas

Caso Nayra: comunidade de Caraíva cobra justiça

Porto Seguro contabiliza prejuízos, mas está pronta para receber os turistas