Estado anuncia linha de crédito para comerciantes atingidos pelas enchentes

Comerciantes que tiveram seus negócios destruídos pelas fortes chuvas que atingiram os municípios do Sul e Extremo Sul baianos podem ter uma linha de crédito de até R$ 150 mil para reconstruírem seus estabelecimentos. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, na segunda-feira, 13/12, após reunião com secretários estaduais, na Governadoria, em Salvador.

O projeto de lei com a proposta de criação da linha de crédito será enviado para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), contemplando outras medidas de apoio e socorro às vítimas das enchentes, como a cobrança de tarifa mínima no pagamento da conta de água e recursos para a construção e o reparo de casas. Um gabinete de crise também será instalado pelo Governo do Estado no município de Itamaraju.

“Nós vamos montar um posto avançado da Desenbahia, a partir de quarta-feira, 15/12, na cidade de Medeiros Neto, para recepcionar os comerciantes atingidos e ajudar a desburocratizar e agilizar o pedido. Após a solicitação, um grupo técnico fará uma inspeção no local e a liberação do recurso para que o comerciante possa começar novamente a montar seus estoques”, afirmou o governador.

Gabinete de crise

Sobre o gabinete de crise, Rui destacou que o objetivo é agilizar as ações nos municípios afetados pelas chuvas. “Já temos um centro de emergência montado e vamos transformá-lo em um gabinete de crise, com a instalação de diversas secretarias de Estado. Por isso, vamos requerer um espaço mais amplo para ter secretarias como a de Desenvolvimento Urbano e a de Infraestrutura. Então, vamos montar uma extensão das secretarias de Estado no Extremo Sul para atuar in loco e mais rapidamente”.

Defesa Civil faz balanço

Na manhã de terça-feira, 14/12, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec) confirmou mais um óbito causado pelas fortes chuvas que atingem todo o estado. O corpo da vítima, de 69 anos, foi encontrado no distrito de Coqueiro, em Jucuruçu. O pescador estava desaparecido desde a quarta-feira, 08/12, após a canoa que utilizava para tentar atravessar o rio Jucuruçu virar.

Com isso, sobe para 11 o número de pessoas mortas na Bahia devido às chuvas, desde o início de novembro. A Defesa Civil da Bahia já havia contabilizado a ocorrência de óbitos em Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (3), Macarani (1), Prado (1) e Ruy Barbosa (1), durante este período foram computados também 267 feridos, 6.371 desabrigados e 15.199 desalojados. A população afetada pelas enchentes chega a 220.297 pessoas, que vivem nos 51 municípios que se encontram em Situação de Emergência.

São eles: Alcobaça, Amélia Rodrigues, Anagé, Baixa Grande, Belmonte, Boa Vista do Tupim, Camacan, Canavieiras, Caravelas, Cocos, Encruzilhada, Eunápolis, Guaratinga, Iaçu, Ibicoara, Ibicuí, Ibirapuã, Ilhéus, Itabela, Itapebi, Itaberaba, Itacaré, Itagimirim, Itamaraju, Itambé, Itanhém, Itapetinga, Itaquara, Itarantim, Jaguaquara, Jiquiriçá, Jucuruçu, Lajedão, Macarani, Maragogipe, Marcionílio de Souza, Mascote, Medeiros Neto, Mucugê, Mucuri, Mutuípe, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Ribeira do Pombal, Ruy Barbosa, Santa Cruz Cabrália, Santanópolis, Teixeira de Freitas, Teolândia e Vereda.

Ações em rodovias

Serviços na BR 489, que liga Prado a Itamaraju

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) continua trabalhando na região do Extremo Sul do estado. Os serviços nos Km 02 e 13 da BR-489, que liga Itamaraju a Prado, se encontram em andamento, e no Km 15 tem a previsão de ser iniciado na quarta-feira. O retorno do tráfego no Km 13 foi permitido na terça-feira, 14/12.

Ainda não há previsão para a retomada do fluxo com veículos de grande porte. Para ir até Prado, os motoristas de ônibus e caminhões devem sair de Itamaraju e usar a BR-101 em direção a Teixeira de Freitas. Em seguida, utilizar a BA-290, entre Teixeira de Freitas e Alcobaça. Por fim, pegar a BA-001, que faz a ligação de Alcobaça com o destino final.

Os serviços emergenciais para a restauração da pista do Km 17 da BA-284, próximo ao acesso ao distrito de São Paulino, que liga o entroncamento da BR-101, em Itamaraju, ao distrito de Alho, foram concluídos no Domingo, 12/12. Após autorizar o tráfego para motos e carros, a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) permitiu a passagem de ônibus e caminhões pelo trecho da rodovia a partir da manhã de hoje. O deslocamento está sendo feito pelo desvio provisório, construído ao lado da pista rompida devido às chuvas no Extremo Sul baiano. O trânsito no local estava proibido desde a quarta-feira, 08/12, por conta do rompimento da pista.

A circulação de veículos no Km 10 da BA-284, próximo ao acesso do distrito de São Paulino, entre o entroncamento da BR-101, em Itamaraju, e o distrito de Alho, está liberada após a execução das ações emergenciais. Também na BA-284, os trabalhos emergenciais no Km 30 de recomposição do aterro e do bueiro foram concluídos na segunda, 13/12, e o trânsito no local foi liberado.

Em Prado, a recuperação de um dos encontros da ponte de acesso ao município, que rompeu no sábado, também foi concluída na segunda-feira.

Ações emergenciais no Km 17 da BA-284, entre Itamaraju e o distrito de Alho

Visita ao Extremo Sul

O governador Rui Costa realizou no Domingo, 12/12, uma série de visitas e sobrevoos às principais localidades atingidas pelas fortes chuvas da última semana no Extremo Sul da Bahia. Ele acompanhou os danos causados aos municípios e o trabalho da força-tarefa mobilizada pelo Governo do Estado, que segue atuando na região. Rui conversou com prefeitos, moradores e anunciou outras medidas para além das ações emergenciais em andamento.

Após pousar, ainda no início da manhã, no Aeroporto de Porto Seguro, o governador embarcou em um helicóptero. Ele estava acompanhado do senador Jaques Wagner e do secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti. Os primeiros sobrevoos foram no distrito de Nova Alegria, que pertence a Itamaraju, e sobre a sede de Jucuruçu. Logo após, Rui seguiu para Medeiros Neto onde, além de sobrevoar, caminhou pelas ruas da cidade para avaliar a situação. Depois, se reuniu no Posto de Comando Estadual da força-tarefa, em Itamaraju e em seguida sobrevoou Prado, encerrando a visita.

Graer socorre grávidas ilhadas

O Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar socorreu a três gestantes, na manhã de sábado, 11/12. Elas estavam ilhadas nos povoados de São Paulino e Santa Rita, em Guraratinga, onde Jéssica Ferreira, 31, e Núbia Souza, 30, precisaram ser resgatadas. Já no Hospital de Guaratinga, os policiais militares do Graer atuaram na situação mais complicada. Adrieny Simão da Silva, 18, com 42 semanas de gestação, foi transportada com urgência para o Hospital Regional de Eunápolis, onde passou por uma cesariana, dando à luz uma menina. Aeronaves da força estadual de Segurança Pública atuam em toda a região do Extremo Sul, realizando resgates e levando remédios, mantimentos e outros suprimentos para as comunidades.


Fonte: Secom - Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia - Fotos: Elói Corrêa (GOV-BA) e Michelle Matos (Ascom Seinfra)

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Sobe para 51, o número de municípios em situação de emergência na Bahia

Rio dos Frades transborda e 'engole' Vale dos Búfalos

Jornalistas são agredidos em Itamaraju

Acumulado de chuvas ultrapassa médias históricas

Governo do Estado realiza ações nas cidades atingidas pelas chuvas