Saúde tem como aliado jogos de tabuleiro criado por professores baianos

Aliar conhecimentos em Saúde a expressões lúdicas em um jogo de tabuleiro. Foi assim que a professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Suiane Costa, encontrou para discutir assuntos e ações em saúde e democratizar a informação e práticas saudáveis.

A professora que integra a Rede de Pesquisa Comunidades Virtuais, composta por diversas universidades e instituições baianas, desenvolveu, em parceria com Carolina Pedroza, Cynthia Macedo e Marcelo Paixão – grupo coordenado por ela, jogos como tecnologia educacional para o Sistema Único de Saúde (Sus). Através dos games, a equipe quer provocar a sensibilização, discussão, reflexão e ação frente ao processo de conhecimento saúde-doença. 

Games

Segundo Suiane, até o momento, quatro jogos de tabuleiro estão em processo de testagem com os públicos-alvo. O primeiro é sobre planejamento e gestão de uma campanha vacinal. O “Imuniza Game” foi desenvolvido para os estudantes e profissionais de saúde.

“O segundo, que se chama ‘Guerreiros de Saludis: ataque ao estresse’, tem como propósito fazer o jogador pensar como o estresse atua no organismo humano e quais medidas de autocuidado o indivíduo pode ter. O terceiro, o ‘Istar: uma batalha pela saúde’, é um game pensado para que adolescentes possam discutir sobre educação sexual de maneira lúdica. O último, o Odara, é um jogo sobre atenção à saúde da comunidade LGBTQIAPN+”, revela, informando que após os ajustes finais, os produtos ficarão disponíveis de forma online e gratuita.

A professora revela que os produtos devem ser lançados no segundo semestre de 2023, e estarão disponibilizados no portal da Uneb. “Os jogos podem ser impressos por todo tipo de impressora e serem utilizados como tecnologias educacionais para promover saúde por todas as pessoas”, ressaltou.

Mais

Suiane explica que já estão em produção jogos com a temática saúde para população idosa e questões raciais. “Além disso, serão produzidas oficinas para os agentes de saúde e professores para que eles possam se apropriar da ferramenta. Esses jogos irão estimular, pelo ouvir, pelo ver, pela tomada de decisão, pela construção de estratégia, pela construção de narrativa, várias habilidades para que possamos promover saúde no final de tudo. O intuito é alcançar a qualidade de vida da população e reduzir vulnerabilidades e riscos”, afirmou.


Com informações e foto da Ascom Gov BA

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