O Tribunal Regional Federal da 1ª Região abriu concurso público para o cargo de Juiz Federal Substituto. Apesar do Edital prever o provimento de apenas uma vaga e formação de cadastro reserva, a expectativa é de que sejam preenchidas as 82 vagas hoje existentes.
As inscrições são online e vão até 4 de maio pelo site da Fundação Getúlio Vargas, organizadora do concurso junto com o TRF1. A taxa é de R$ 320,00. O certame terá validade de 2 anos após a sua homologação.
É o 17º concurso para o cargo promovido pelo TRF1. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região tem sede em Brasília e sua jurisdição inclui o Distrito Federal e os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Entre os requisitos básicos para ingresso no cargo de Juiz Federal Substituto da 1ª Região, estão: ser brasileiro nato ou naturalizado, ou naturalidade portuguesa amparada pelo Decreto nº 70.391/1972; ter menos de 70 anos na data da posse; ter concluído o curso de bacharelado em Direito em instituição pública ou particular reconhecida pelo MEC; ter exercido atividade jurídica pelo período mínimo de 3 anos, contados a partir da obtenção do grau de bacharel em Direito; estar quite com o serviço militar, se do sexo masculino; estar quite com as obrigações eleitorais; estar no gozo dos direitos civis e políticos; possuir idoneidade moral e não registrar antecedentes criminais.
O concurso será composto de cinco etapas, compreendendo prova objetiva seletiva; provas escritas (discursiva e prática de sentenças); fases de inscrição definitiva, sindicância da vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico; prova oral e avaliação de títulos.
A primeira e a segunda etapas do certame serão realizadas nas cidades de Belém/PA, Boa Vista/RR, Brasília/DF, Cuiabá/MT, Goiânia/GO, Macapá/AP, Manaus/AM, Palmas/TO, Porto Velho/RO, Rio Branco/AC, Salvador/BA, São Luís/MA e Teresina/PI. As demais fases serão realizadas na cidade de Brasília/DF.
Fonte: ASCOM TRF1 - Foto: https://portal.trf1.jus.br/
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Decreto prorroga prazo para recadastramento de armas até 3 de maio
Prazo para declaração do IR segue até 31 de maio
Governo Federal lança ferramenta online para retomar obras paradas nos municípios
Conheça medidas anunciadas para combater a violência contra a mulher