CDL propõe volta do estacionamento pago no Centro de Porto Seguro

Em carta aberta ao vice-prefeito e secretário de Turismo Paulinho Toa Toa, a CDL-Porto Seguro está reivindicando o retorno do estacionamento pago nas ruas do Centro. Assinado pelo presidente Vinicius Augustos dos Anjos Brandão em nome da diretoria, o documento propõe “viabilizar ou unificar estudos para implantação mais breve possível do plano de Estacionamento Rotativo em nosso município”.

Entre as justificativas, a dificuldade em ordenar o trânsito e a situação crítica dos moradores de rua na cidade, em número sem precedentes. “Além destes impactos no trânsito em períodos de alta temporada, Porto Seguro tem sido constantemente vítima de agressões motivadas por pessoas em situação de rua. Esta é uma realidade que está ficando cada vez mais insustentável, tanto para os empresários e comerciantes, como para moradores e clientes”, argumenta.

Vinícius conta que “há relatos e vídeos de pessoas idosas sendo agredidas, pneus de carros esfaqueados, lojas sendo saqueadas ou arrombadas, hotéis invadidos, entre outros fatos inaceitáveis que estão acometendo todo nosso perímetro de comércio em que os ditos ‘flanelinhas’ estão instalados, apesar do grande empenho do policiamento local”.

De acordo com a CDL, o Estacionamento Rotativo “é visto como a única forma segura de impedir as abordagens intimidantes, perigosas e extremamente agressivas por parte desta população tida como ‘guardadores de carro’ e/ou pessoas em situação de rua”. E se coloca à disposição “para discutir e debater sobre a implementação mais breve possível deste planejamento que anseio já está bastante antecipado pelos estudos logísticos e de trânsito da equipe da gestão”.

Zona Azul

O estacionamento rotativo em Porto Seguro foi implantado em outubro de 2019, no segundo mandato de Claudia Oliveira. Foco de muitas polêmicas entre moradores e turistas, o contrato de concessão celebrado entre o município e a empresa Palmas Estacionamento Rotativo Ltda “visava a exploração, sob concessão, de controle do estacionamento rotativo, de curta duração, instalados em ruas e áreas públicas”.

Os valores cobrados e a destinação dos recursos arrecadados estavam entre as principais críticas. Desde então, foram muitos debates, manifestações na Câmara e suspensões e retorno da cobrança. Em 1º de janeiro de 2021, durante sua posse, o prefeito Jânio Natal suspendeu por 90 dias o estacionamento pago. Mas a justiça determinou o retorno do serviço oito dias depois em atendimento a um recurso da empresa.

Mais briga na justiça até que, em abril, a prefeitura de Porto Seguro rescindiu, de forma unilateral, o contrato para exploração do estacionamento pago rotativo “Zona Azul” na cidade.


Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Marinha investiga causas da colisão entre balsas em Porto Seguro

Servidores municipais fazem treinamento sobre nova lei de licitações

Curso de Direito da UFSB tira nota máxima na avaliação do MEC

Saiu o resultado da 2ª etapa do concurso para o magistério Estadual

Fundo Ambiental Sul Baiano destina 740 mil euros para mais dez projetos

Comentários   

# Zona AzulRogério Costa Gazzinelli 28-02-2023 20:45
“Este trânsito de Porto Seguro está um verdadeiro caos. As autoridades de trânsito estão cada vez mais diminuindo os espaços para estacionar. Apoio a Zona Azul, evitando que os comerciantes e bancários fiquem estacionados o dia todo, onde os clientes poderiam estar comprando muito mais. Aqueles ‘pés de moleque’ na avenida dos Navegantes não têm utilidade nenhuma, atrapalha mais ainda o trânsito. É preciso também fiscalizar as placas de sinalização colocadas de maneira erradas em certas esquinas”.
Responder | Responder com citação | Citar