Documentário Arupãb é apresentado no Hayó


Com o intuito de valorizar a cultura e a ancestralidade local, a Produtora Doze realizou na Casa Hayó, a apresentação do documentário Arupãb, do cineasta Gilmar Junior, mais conhecido como Dj Muamba Masala, na quinta-feira, dia 12 de janeiro.

O documentário com produção de Júnior, Simão knoop, Laura Pechmen e  Felipe Casimiro, revela nuances do povo Pataxó e da luta travada por uma das primeiras tribos indígenas a entrar em contato com os colonizadores europeus.  Vivendo ao longo da Costa do Descobrimento, na Bahia, mais de 500 anos depois, eles ainda lutam para preservar o que sobrou de sua cultura, sua terra e seu estilo de vida tradicional.

Sendo todos parte do mesmo grupo étnico, a película mostra as diferentes realidades  de Ubiranan, que trabalha vendendo a cultura indígena para turistas; Akurinã, um guardião de sabedoria com camiseta de Shiva; Alice, uma ativista de 14 anos cuja vila foi destruída por tratores e Jaçanã, pajé de 83 anos, apenas algumas das personalidades retratadas.

Educação

O diretor revela que ‘Arupãb’, quer dizer ‘educação’ em patxohã, a língua indígena Pataxó e é vista como o instrumento-chave para a continuidade da luta pelos seus direitos e sua cultura. O documentário, de 2019, é fruto de 7 meses de convivência com os Pataxó. Em imagens impressionantes, nos leva ao mosaico da vida contemporânea deste povo.

“Depois de muitos anos após a realização do Arupãb voltei a reencontrar uma das pessoas mais inspiradoras que me cruzei ao longo de uma ano de imersão na cultura indígena pataxó, um ano de imersão na minha própria ancestralidade, a pajé e parteira Jaçanã, uma mulher de uma força e com uma história incrível. Foi lindo rever e poder presenciar este cruzamento de gerações onde mais uma vez a força desta cultura e deste povo, o meu povo se mostra viva”, revelou.

O documentário pode ser assistido pelo YouTube, acessando aqui


 Fotos: Arquivo Pessoal: Casa Hayó e Muanba Masala 

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Eventos públicos em Porto Seguro não poderão ter garrafas de vidro

Secretaria de Saúde do Estado quer intensificar vacinação contra Covid

Carnaval Cultural em Porto Seguro terá blocos, agremiações e desfiles

Lideranças indígenas, trade e gestão discutem regulamentação de quadriciclos em Porto Seguro

Mais de 87 mil documentos baianos estão à espera de seus donos