Governos se unem para minimizar estragos causados pelas chuvas

As três esferas de poder intensificam as ações para mitigar os estragos causados pelas fortes chuvas que caíram sobre a região. Na terça-feira, 25/04, o governador da Bahia Jerônimo Rodrigues recebeu em seu gabinete o prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, para tratar do assunto.

Jânio saiu da audiência confiante, agradecido e muito impressionado com a atenção e o carinho do Governador, certo de que o município contará com o apoio do Governo do Estado. Estavam presentes também o secretário de Estado de Relações Institucionais, Luiz Caetano; e o deputado estadual Raimundinho JR.

No dia anterior, na companhia do prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos, o governador havia sobrevoado de helicóptero toda a área atingida. Eles estavam acompanhados dos ministros da Casa Civil, Rui Costa; e da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Recuperação da cidade

As equipes da prefeitura de Porto Seguro continuam nas ruas, em regime de plantão, no trabalho de recuperação de pontos da cidade, especialmente na infraestrutura. Isso inclui obras emergenciais nos sistemas de drenagem; limpeza de caixas, tubulações e bocas-de-lobo; retirada de árvores que caíram; além de consertos de praças, meio-fio, calçadas e ruas.

A força-tarefa da prefeitura abrange também a assistência social às famílias atingidas, com a distribuição de cestas básicas, colchões, cobertores e alimentação. Moradores de áreas de risco foram orientados a sair das casas e têm direito ao aluguel social.

Desde o início das chuvas intensas, na madrugada da última sexta-feira, frentes de trabalho foram criadas para atendimento às ocorrências por localidades, divididas em Litoral Sul, Centro e Orla, Baianão, Vila Valdete, Agrovila e distritos. Todas as equipes são compostas por engenheiro, assistente social e Defesa Civil, com a função de mapear as áreas e as providências que precisam ser tomadas.

Situação de emergência em Cabrália

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, na quarta-feira, 26/03, a situação de emergência nas cidades de Ilhéus e Santa Cruz Cabrália. Com a medida, os dois municípios estão aptos a solicitar recursos federais para assistência à população atingida, restabelecimento de serviços essenciais e, em um segundo momento, reconstrução de infraestrutura e moradias atingidas pelo desastre.

Desde sábado, 22/04, integrantes do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) estão na Bahia para dar apoio a equipes municipais de defesa civil e também às prefeituras. A presença do Gade à Bahia tem como objetivo avaliar as necessidades de cada município e ajudar os agentes locais na solicitação de reconhecimento federal de situação de emergência e na elaboração dos planos de trabalho necessários para liberação de recursos. Saiba mais aqui.

Defesa Civil Nacional

Na quarta-feira está prevista também a ida de uma equipe de engenharia da Defesa Civil Nacional a Santa Cruz Cabrália e a Porto Seguro para fazer o mapeamento, com drones, de áreas de riscos nas duas cidades.

Com a situação de emergência decretada, os municípios podem solicitar recursos para ações que envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.

Kits de ajuda humanitária

Até a manhã de sábado, 22/04, quando as chuvas ainda eram intensas, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) havia encaminhou seis caminhões carregados de suprimentos de ajuda humanitária. Foram sete mil litros de água mineral, mil colchões, mil cobertores e mais de 20 toneladas de alimentos, para os municípios de Santa Cruz Cabrália e Ilhéus. E também 14 mil metros quadrados de lona para coberturas de encostas nas cidades.

As prefeituras municipais, responsáveis pelo levantamento técnico das informações, ainda permanecem em campo avaliando todos os danos e prejuízos causados pelas fortes chuvas das últimas 24 horas. O superintendente de Proteção e Defesa Civil da Bahia, Heber Santana, afirmou que “a prioridade é oferecer assistência às famílias afetadas e trabalhar para restabelecer a normalidade nos municípios”.

Resgates

Até este sábado, bombeiros do 6° GBM, em Porto Seguro, com apoio de bombeiros de outras unidades da Bahia, resgataram mais de 160 pessoas em áreas de risco, seja em regiões alagadas ou com algum outro tipo de risco relacionado às chuvas que incidem na região de Santa Cruz Cabrália.

Vinte e cinco bombeiros militares da capital; do 4° GBM, em Itabuna; 16° GBM, em Santo Antônio de Jesus; e do 18° GBM, em Teixeira de Freitas, foram enviados para reforçar as tropas que atendem as regiões de Ilhéus e Santa Cruz Cabrália. O objetivo do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) é ampliar o atendimento das ocorrências, além de atuar preventivamente nos locais com problemas ocasionados pelas fortes chuvas.

Rodovias

Além de Cabrália, outras localidades tiveram as rodovias danificadas. Desde  21/04, a secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) registrou seis ocorrências. Deste total, dois pontos estão com tráfego em meia pista e outros quatro já foram totalmente liberados.

BA-283 (entre Itabela e Guaratinga)

Houve um rompimento de bueiro. Uma escavadeira hidráulica está no local e os serviços para liberação total da rodovia foram iniciados na terça-feira, 25/04. A passagem de veículos permanece sinalizada e em meia pista.

BA-001 (entre Santa Cruz Cabrália e Belmonte)

Rompimento de bueiro também causou a formação de uma cratera. O trecho está sinalizado e o tráfego em meia pista. Os equipamentos estão em mobilização e tem a previsão de chegada local na quarta-feira, 26/04.


Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação das prefeituras de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália; Governo da Bahia (Rafael Martins); Corpo de Bombeiros e Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Porto Seguro estreia na Copa do Brasil de Rugby em casa, no Domingo, 30/04

Governo publica resultado final de concurso para Polícia Técnica

TCE declara ilegalidade do contrato de concessão do Aeroporto de Porto Seguro

TJBA abre processo seletivo com mais de mil vagas para juiz leigo e conciliador

Comunidade se mobiliza para ajudar desabrigados pelas tempestades