Andressa passou 10 anos tomando Losartana para controle da hipertensão arterial, sempre comprando o medicamento genérico. Um belo dia percebeu que o controle da sua pressão não estava satisfatório, trocou de médico e foi informada por ele que poderia conseguir o remédio gratuitamente em farmácias de Porto Seguro. E indicou que ela trocasse o genérico Losartana pelo medicamento original Aradois, mais caro que o genérico e também distribuído de graça.
Isso é possível através do programa Farmácia Popular, criado em 2004, e que tem como objetivo disponibilizar medicamentos de forma gratuita ou com desconto para a população, através da parceria do Governo Federal com a rede privada. O programa distribui remédios de graça para o tratamento de doenças como diabetes, asma, hipertensão e osteoporose, além de oferecer anticoncepcionais e fraldas geriátricas, ou remédios com até 90% de desconto para doenças como Parkinson e glaucoma.
Para isso, basta que o interessado vá até a farmácia, de posse da receita médica e de um documento de identificação. Em Porto Seguro o programa está disponível apenas nas grandes redes: Pague Menos, na av. 22 de Abril e Indiana, das av. 22 de Abril e Getúlio Vargas (em frente ao Itaú). Já a Drogasil e as farmácias menores do Centro não estão inseridas no programa.
Segundo atendentes das drogarias, os remédios mais procurados pelo programa são o Glifage, para diabetes; Losartana, para controle da hipertensão e o diurético Hidroclorotiazida. Entre os disponibilizados pela Farmácia Popular, destacam-se ainda o Dipirona, analgésico e antitérmico; Atenolol, para hipertensão e problemas cardíacos; Metformina e Glibenclamida, para diabetes; Beclometasona e Sulfato de Salbutamol, para asma; Amoxicilina, antibiótico e Clonazepam, ansiolítico para tratar ansiedade e distúrbios do sono.
A disponibilidade desses medicamentos pode variar de acordo com a região e a demanda local. Em 2021, o Governo Federal reduziu em 60% os investimentos no Programa. O Plano Nacional de Saúde (PNS) 2020-2023 prevê como meta expandir o Programa "Aqui tem Farmácia Popular" para 90% dos municípios com menos de 40 mil habitantes.
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Rotary lança campanha nacional de ajuda a Santa Cruz Cabrália
Atletas se superam nos desafios extras da Meia Maratona do Descobrimento
Governo publica resultado final de concurso para Polícia Técnica
TCE declara ilegalidade do contrato de concessão do Aeroporto de Porto Seguro
Comunidade se mobiliza para ajudar desabrigados pelas tempestades