Festival Jazz Trancoso promove edição online e gratuita de 19 a 22/04

Só quem viveu a primeira edição do Jazz Trancoso pelos cenários inesquecíveis e memoráveis do charmoso vilarejo, em 2019, sabe a delícia que é ouvir e assistir a um festival de jazz com esse estilo baiano e praiano. E são justamente esses ares que vão chegar até sua casa, te convidando para o maior evento de jazz online do ano! Agora, compartilhando e dividindo esse momento com o mundo inteiro!

A segunda edição do Jazz Trancoso, com programação totalmente online e gratuita, chega carregada de significados nas datas comemorativas brasileiras de 19 a 22/04/21. Do Dia do Índio à data da chegada dos portugueses ao Brasil, passando pelo Dia do Vinil e da Inconfidência Mineira, o festival vai comemorar o jazz e a cultura de um jeito único: levando música de qualidade até a casa de seu público!

O festival, que tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal, será transmitido pelo YouTube, pelo site do festival e divulgada em nas redes sociais do projeto.

A programação

No dia 19/04 (segunda-feira), Dia do Índio, a programação tem uma abertura especialíssima. Em um dos cenários mais paradisíacos de Trancoso, a Praia do Espelho, o multiartista Gabriel Guedes, um dos curadores e o diretor musical do Jazz Trancoso, recebe Coral, “cantore e compositore baiane, artista não binárie de gênero fluido”, como ela prefere ser chamada. No piano do deslumbrante Hotel Calá e Divino, Gabriel acompanha Coral na música “Amor de Índio”, de Beto Guedes, seu pai. Uma apresentação formidável, digna da abertura do evento!

E esses são só os primeiros passos do festival. No mesmo dia, ainda tem a apresentação da baiana Mariah Sallum, que canta e emociona com releituras de clássicos do samba ao jazz; do Pianissimo Jazz, um duo interessantíssimo de piano e baixo acústico formado pelo pianista carioca Mauro Continentino e pela baixista mineira Catarina Moura; do premiado pianista André Mehmari, duas vezes indicado ao Grammy Latino, apontado como um dos mais originais e completos músicos da cena brasileira atual; e da também pianista austríaca/brasileira Bárbara Garcia, que vai transitar do clássico jazz à world music.

No dia 20/04 (terça-feira), Dia do Vinil, a programação segue em um novo e inesquecível cenário: o palco mágico do Restaurante Floresta, que abriga uma mata de seringueiras extraordinária, vai receber o grupo D’Ajuda Jazz, que, como na primeira edição do festival, fará uma parceria com a mineira/baiana Nari Farias. A presença marcante dos instrumentos do jazz e a ancestralidade são marcas registradas da animada apresentação. Em seguida, Coral, com sua voz potente, retorna ao palco do Jazz Trancoso para um show solo extremamente delicado. Dominando alguns clássicos instrumentos em meio à floresta, o talentoso Gabriel Guedes encerra o segundo dia de apresentações, ao lado de Catarina Moura, do Pianissimo Jazz, no baixo acústico.

No dia 21/04 (quarta-feira), data comemorativa da Inconfidência Mineira, o festival muda de palco novamente e chega à Casa de Perainda, uma fantástica pousada de Trancoso que respira história, cultura e tradições. Serão três atrações imperdíveis, três artistas impressionantes. O primeiro a se apresentar é o jovem músico Pedro Volta, que, no violão e no piano, levará ainda mais música de qualidade para o evento virtual. Em seguida, é a vez do excêntrico pianista, arranjador e produtor musical Deangelo Silva. Verdadeiro furacão no piano, o mineiro radicado em Arraial D’Ajuda já ganhou muitos prêmios por suas performances arrebatadoras. E pra fechar o terceiro dia, a francesa/marroquina Safia Ben Amar vai soltar a voz super potente no festival online. Fã do jazz, ela é uma explosão musical e levará um mix de emoções em um show único.

Finalizando o festival, no dia 22/04 (quinta-feira), Dia do Planeta Terra e da chegada dos portugueses ao Brasil, as atrações serão múltiplas. Com o tema “Revelando o Brasil: Pluralidade”, a abertura do último dia será no Quadrado histórico, ponto turístico mais visitado de Trancoso. As Cajuínas de Caraíva foram escolhidas para deixar esse ambiente ainda mais colorido, lúdico e musical, num show que mostra a força do canto feminino unificado como resistência à cultura popular e suas vertentes. E, como já virou tradição, a Jam fecha com chave de ouro a programação, Na admirável Pousada Mar à Vista, vários artistas que residem em Trancoso e elevam o cenário musical e cultural da região farão uma apresentação inesquecível.

Desta vez, a já famosa trupe de artistas, que se apresentou na primeira edição do Jazz Trancoso e reuniu vários músicos na última noite de festival, terá apresentações de Lamppi, Cíntio, Panda Capoeira, Gari, Rafa Eloi, Vasco D’orey, Waldemar, Maurício, Reinaldo, Pathy Urucungá e banda, Faowana e Uriel, Amanda Mezzovilla, Sacha, Rô Conceição, Callu Baroncelli, Regueiro, Coruja Nativa, Kell Santos, Odoyá, Theo Rosen, além de Késia Souza, Kelly Lima e Ubiratan, do Instituto Descobrir. Um time de peso, uma verdadeira festa de encerramento.

O objetivo

O objetivo Jazz Trancoso Online é relembrar os melhores momentos, pois essa é só uma preparação para o que está por vir por aí. Os planos são para uma segunda edição presencial pelas ruas e praças de Trancoso, de graça, numa celebração à vida e ao jazz como todo mundo – moradores e turistas – amam! Mas o momento é de ficar em casa e poder contar com shows de qualidade nas telas do celular, da TV ou do computador. Assim, o Jazz Trancoso se firma ainda mais no calendário cultural do vilarejo, local sofisticado com inúmeras riquezas e belezas naturais, e proporciona às comunidades locais e aos turistas a oportunidade de participar gratuitamente de apresentações musicais de qualidade.

Preocupação, cultura e respeito

Além de promover música e turismo de qualidade para uma das regiões mais belas do país, o Jazz Trancoso é um evento que trata a comunidade local e o meio ambiente com o respeito que eles merecem. A valorização da cultura local é um dos pilares do festival, que tem a presença de diversos músicos residentes na região.

O foco é dar destaque aos talentos locais, abrindo portas para seus trabalhos artísticos e se transformando em um importante canal de divulgação para eles.

O festival também acredita e incentiva crianças e adolescentes que se dedicam à música e às artes. A ideia é promover o encontro desses jovens com grandes músicos e instrumentistas de nível nacional e internacional.

Além dos talentos musicais, o festival também destaca os artistas plásticos, desenhistas, produtores, fotógrafos, receptivos e todos aqueles que compõem o staff de mão de obra local, permitindo assim a troca de experiências e a valorização do mercado de trabalho da região.

Programação completa.


Fonte: Bruno Pinheiro/Jazz Trancoso - Fotos: Nicolas Ferri

Matérias relacionadas

Festival de Jazz em Trancoso leva grandes atrações ao vilarejo

Próxima edição do Jazz no Casa La Torre terá oficinas para alunos de escolas públicas

Igreja do Quadrado, em Trancoso, será restaurada

Bailarina de Porto Seguro é escolhida para Escola de Dança de São Paulo