Festa de N. S. d’Ajuda e Samba Indígena são declarados Patrimônio Cultural Imaterial de Porto Seguro

O Prefeito Jânio Natal sancionou, na última semana as lei 1740/22 e 1742/22 que declara a festa de N.S. d’Ajuda e o Samba Indígena como Patrimônio Imaterial de Porto Seguro.

A Festa acontece todos os anos no Primeiro Santuário Mariano do Brasil, em Arraial d’Ajuda, desde o século XVI e tem uma das romarias mais importantes do Brasil, atraindo devotos e turistas de todo o mundo. Além do apelo religioso, a história e a cultura também são preservados com a sanção da lei e contribuem para promover o respeito à diversidade cultural local.

Samba

Já o samba indígena de Raiz Pataxó possui cantos que são passados de geração para geração de forma oral e que narram histórias de suas tradições e a vida do cotidiano celebrando a ancestralidade, a natureza e a espiritualidade dos povos originários e tradicionais da Bahia.

Uma curiosidade da região é a questão de refugiados. Tanto indígenas se refugiavam em terras quilombolas, quanto negros escravizados em aldeias, o que fez com que a troca cultural fosse grande. Dessas trocas, inclusive, nasceu a umbanda e o samba.


Com informações de Secom Porto Seguro Imagens: Divulgação   

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Secretarias de Cultura e Turismo lançam projeto Bahia Estado Locação

Café Gontijo: rede de laboratórios lança novidade em Porto Seguro

Uso de máscaras em ambientes fechados agora é facultativo na cidade

2ª edição do Festival Gastronômico Raízes começa dia 12/04

Coquetelaria e gastronomia tem concurso exclusivo em Porto Seguro