Dados do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, divulgados na sexta-feira, dia 1º de março, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelaram que o Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil encerrou o ano de 2023 com crescimento de 2,9%, totalizando R$ 10,9 trilhões.
A atividade que mais cresceu foi a Agropecuária com aumento de 15,1% de 2022 para 2023, impulsionando o desempenho do PIB do país. No ranking estão ainda Indústria (1,6%) e Serviços (2,4%). Já o PIB per capita alcançou R$ 50.194, um avanço, em termos reais, de 2,2% em relação a 2022.
Resultado
Segundo a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, o resultado recorde da Agropecuária, se deu pelo crescimento de soja e milho, duas das mais importantes lavouras do Brasil, que tiveram produções recorde registradas pelo Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA).
Já as Indústrias de Transformação (-1,3%) e a Construção (-0,5%) fecharam o ano com queda. A próxima divulgação, relativa ao 1º trimestre de 2024, será em 04 de junho.
Com informações do Gov BR Foto: Jaelson Lucas-AEN-PR
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Dia Nacional do Turismo é celebrado no sábado, 2 de março
Escritor baiano lança livro de canções e poemas em Porto Seguro
Diesel passa a ter 14% de biocombustível em sua fórmula
Proprietário e prefeitura têm impasse em caso de servidão na Estrada da Balsa