Fundo anuncia investimento de 8 milhões de Euros em projetos ambientais

 

O FASB (Fundo Ambiental Sul da Bahia) anunciou seu segundo ciclo de investimentos. Dessa vez, o programa prevê recursos de oito milhões de Euros aportados durante três anos. O objetivo é a formação de um grande corredor ecológico de 500 Km na Hileia Baiana, entre o norte do Espírito Santo e o Extremo Sul da Bahia.

 

 

Para viabilizar esse corredor, os valores serão aplicados em projetos para cumprir três metas: a implantação de 1.500 hectares de restauração ecológica; o manejo sustentável para a formação de corredores ecológicos; e a conexão de cerca de 170 mil hectares de fragmentos florestais.

 

Novos parceiros

A empresa dinamarquesa Kirkbi, investidora âncora desde o início do FASB em 2021, aumenta em mais de um terço o seu investimento nesse novo ciclo do Programa FASB, mantendo a britânica iNovaland como a gestora do Programa.

 

O investimento da Kirkbi será dobrado por meio de dois novos parceiros: o FASB-Floresta Viva, junto com o BNDES e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), financiando projetos socioambientais de instituições regionais; e o Corredor da Mata, com a Suzano, fomentando junto a produtores rurais adequação ambiental e ações de restauração e manejo sustentável no corredor planejado.

 

Hileia Baiana

Hileia Baiana é o nome dado à Floresta Atlântica de Tabuleiro. Ela foi uma das últimas a ser desmatada em larga escala, tendo perdido a maior parte da sua cobertura florestal entre as décadas de 1960 e 1980.

 

Compõem a Floresta Atlântica de Tabuleiro a Reserva Biológica de Sooretama; a Reserva da Vale; duas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) da Suzano; e o Parque Nacional do Monte Pascoal.

 

Repercussão

Segundo Márcio Braga, coordenador do FASB, “este novo ciclo reflete a importância ambiental e social dos resultados alcançados durante o primeiro ciclo de trabalho. E a vontade que os investidores têm em conservar, restaurar e reconectar os remanescentes da Mata Atlântica”.

 

“Queremos que continue a trazer projetos que proporcionem valor real às comunidades, garantindo que os objetivos se baseiem nas prioridades locais. Nosso foco é investir em restauração florestal, agrossilvicultura e para a conexão de fragmentos florestais que promovam um impacto positivo na paisagem, na conservação da biodiversidade, na segurança alimentar e no incremento da renda familiar”, acrescenta.

 

Lars Hyldgaard Olesen, diretor de Programas da KIRKBI, comenta sobre a renovação da parceria. “Estamos muito satisfeitos com os resultados do primeiro ciclo de apoio do FASB às comunidades locais na restauração florestal. Com este novo ciclo, esperamos expandir a rede com investidores adicionais para ampliar as atividades, mantendo, ao mesmo tempo, o engajamento local”.

 

Helena Pavese, gerente executiva de Sustentabilidade da Suzano, destaca que o Projeto Corredor da Mata “faz parte de um dos nossos Compromissos para Renovar a Vida. Na Mata Atlântica, pretendemos conectar por meio do grande corredor planejado desde Linhares/ES até Porto Seguro. A parceria com o FASB fortalece ainda mais essa iniciativa”.

 

Study Tour

O Study Tour foi uma jornada de seis dias, entre 13 a 18/05, da capital capixaba a Porto Seguro. Participaram 60 pessoas, entre desenvolvedores de projetos, empresas, comunidades tradicionais, poder público e investidores.

 

 

Além das visitas em campo, o grupo discutiu novas ideias para projetos e trocaram experiências práticas e teóricas. A cerimônia de encerramento aconteceu dia 18/05 no Hotel Ramada, em Porto Seguro.

 

Sobre o FASB

O FASB é um programa de incubação e aceleração que acompanha o ciclo de projetos em suas várias etapas, fornecendo assistência técnica desde a origem até a implementação completa, apoiando a evolução dos projetos desde os estágios iniciais até que estejam prontos.

 

Com início em abril de 2021, o Fundo Ambiental FASB investiu 3 milhões de Euros em 45 projetos socioambientais de 34 instituições diferentes em 23 municípios no Extremo Sul da Bahia. O FASB conta com equipes locais e remotas especializadas em projetos socioambientais que atua fortemente nas regiões onde estão localizados os projetos.

 

Saiba mais no site do FASB.


Com informações e fotos de Karina Gerin

 

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Grupo La Torre compra também o Cine Plaza

Vale Verde sedia mostra de cinema com plantio de mudas e roda de conversa

Governo do Estado entrega maior hospital público do Extremo Sul

Porto Seguro tem quatro projetos selecionados no Novo PAC

BRT Lounges inaugura no aeroporto de Porto Seguro sua 1ª sala VIP do país