Como tem ocorrido nos últimos finais de semana, o 8° Batalhão realizou nova blitze em combate às contravenções penais relacionadas à importunação sonora.
Em conjunto com a Companhia Independente de Policiamento de Proteção Ambiental (CIPPA), desta vez o foco de atuação foi o bairro Frei Calixto (Baianão), em virtude dos elevados índices de denúncias registradas pelo CICOM, através das denúncias pelo fone 190.
De sexta-feira, 24/11, a Domingo, 26/11, foram registradas 27 ocorrências (via CICOM - Centros Integrados de Comunicações); lavrados 10 TCOs (Termo Circunstanciado de Ocorrência); 10 aparelhos de som aprendidos e cinco veículos removidos.
Com a proximidade da alta estação, onde historicamente ocorre um aumento nesse tipo de ocorrência, a ideia do Comando da Unidade é recrudescer os esforços e buscar assegurar uma resposta cada vez maior para este problema que tem afetado boa parte da população.
Viatura exclusiva para a Rede de Proteção a Mulher
O comandante do 8° Batalhão, Tenente Coronel PM Alexandre Costa de Souza, participou em Salvador de uma solenidade de entrega de novas viaturas policiais. O ato público, no Farol da Barra, na manhã de 28/11, contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
O 8º BPM recebeu uma viatura destinada a servir exclusivamente na Rede de Proteção a Mulher (REDE), programa desenvolvido pela Unidade e que presta atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica em Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte.
Em novembro, o programa completou cinco anos de criação e, neste período, mais de mil mulheres foram assistidas pelos órgãos públicos integrantes da REDE.
"A chegada dessa viatura nos permitirá maior flexibilidade e garantirá uma prestação de serviço mais eficiente, sobretudo durante as visitações às vítimas acompanhadas pela REDE", declarou o comandante.
Cão policial auxilia em prisão
Durante rondas ostensivas no bairro Sapolândia, em Santa Cruz Cabrália, uma guarnição do 8° Batalhão avistou dois homens em frente a uma edificação, em atitude suspeita.
Ao avistar os policiais, um dos indivíduos largou alguns itens no chão e correu. O segundo suspeito, por sua vez, também iniciou uma manobra evasiva, adentrando rapidamente o imóvel. Os policiais se aproximaram da casa e constataram que o material abandonado pelo homem em fuga se tratava de uma pequena porção de entorpecentes.
Diante do flagrante delito, os militares abordaram o imóvel, mas não localizaram o suspeito. Um terceiro homem se encontrava no local e foi detido pelos componentes da guarnição.
Os agentes da segurança pública, então, empregaram o cão K9 Baruk no recinto. O animal indicou a presença de mais objetos ilícitos na edificação. Após buscas, no telhado da casa foram encontradas 59 porções pequenas de cocaína.
As drogas foram apreendidas e encaminhadas para adoção das medidas legais, juntamente com o suspeito abordado. Fato ocorrido na noite de sábado, 25/11.
Com informações e fotos da ASCOM/8° BPM
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Polícia Militar forma 501 novos sargentos na capital e no interior
Donos da Ilha dos Ribeirinhos são encontrados mortos
PM persegue quadrilha e recupera motos e objetos roubados
Homicida chefe do tráfico em Cabrália morre em confronto com as polícias
Solenidade marca milésima prisão por reconhecimento facial na Bahia