Procuradoria vai acionar MPs contra vereador gaúcho que ofendeu baianos

A Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) vai entrar com representação contra o vereador gaúcho Sandro Fantinel (Patriota), do município de Caxias do Sul, junto aos ministérios públicos federal e estadual. O órgão pretende também dar entrada numa ação indenizatória de reparação, de natureza compensatória, por dano moral.

A procuradoria foi acionada pelo governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, que emitiu repúdio ao pronunciamento do parlamentar.

Entenda

Na terça-feira, 28/02, o vereador ocupou a tribuna da Câmara de Vereadores da cidade gaúcha, onde questionou a repercussão do caso de trabalhadores resgatados em situação de escravidão em vinícolas do Rio Grande do Sul. O parlamentar pediu que os produtores da região "não contratem mais aquela gente lá de cima", se referindo a trabalhadores vindos da Bahia e afirmou que "a única cultura que os baianos têm é viver na praia tocando tambor".

Um total 207 pessoas foram resgatadas dia 22/02 de um alojamento da cidade vizinha de Bento Gonçalves, onde eram submetidas a trabalho análogo à escravidão durante a colheita da uva para as vinícolas.

Acolhimento

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) em parceria com a Defensoria Pública e demais órgãos estaduais, federais e municipais, se articulou para dar assistência aos trabalhadores baianos.

O acolhimento inicial aconteceu na Defensoria Pública do Estado da Bahia, no bairro do Canela. Dos 196 baianos resgatados, 54 vieram em um ônibus e foram recebidos no órgão de defesa na capital, e mais três ônibus levaram trabalhadores para Serrinha, Lauro de Freitas e Feira de Santana.

Os trabalhadores depois foram encaminhados para espaços de acolhimento instalados em Lauro de Freitas (5), Serrinha (52) e Feira de Santana (12). Além disso, fazem pare do grupo mais 73 pessoas de cidades da região do sisal. Eles passaram por triagem para avaliação das necessidades de saúde, condições de moradia e viabilização da reinserção em programas sociais e no mercado de trabalho.


Fonte: Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia - Foto: reprodução You Tube

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Governo divulga resultado provisório da 1ª etapa do concurso para PM e Bombeiros

CDL propõe volta do estacionamento pago no Centro de Porto Seguro

Marinha investiga causas da colisão entre balsas em Porto Seguro

Curso de Direito da UFSB tira nota máxima na avaliação do MEC

Fundo Ambiental Sul Baiano destina 740 mil euros para mais dez projetos