Na manhã desta sexta-feira, dia 11 de março, o prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal assinou o Decreto 13.659/22, que libera o uso de máscaras de combate ao coronavírus, em ambientes abertos no município de Porto Seguro.
Pelo decreto, fica liberado o uso de máscaras de combate ao coronavírus os ambientes abertos, ruas e logradouros públicos, barracas e restaurantes de praia, em todo território de Porto Seguro e distritos. Porém ainda vigora a obrigatoriedade do uso em ambientes fechados, locais de trabalho com mais de uma pessoa e transporte coletivo.
Decisão
A decisão da liberação acontece agora por conta do alto índice de vacinação no município e na Bahia e no Brasil que registrou 81,08% de pessoas vacinadas com ao menos uma dose contra a covid-19 e 73,2% da população com a imunização em duas doses. A vacinação pediátrica (para crianças de 5 a 11 anos), alcançou a marca de 50,30%.
Fator importante também, a crescente queda de casos de Covid-19 é mais um indício para a liberação. Atualmente Porto Seguro conta com a taxa de ocupação da UTI em 20% dos 40 leitos de UTI ocupados e destes, apenas 7% são moradores de Porto Seguro, o que representa 3 pacientes, dos 8 internados. Já os leitos clínicos estão sem ocupação. Segundo o boletim Covid-19 do Muicípio há 318 casos ativos. 289 pessoas já morreram na cidade em decorrência da doença. O primeiro óbito aconteceu dia 09/05/20, do soldado PM Leonardo Batista da Conceição.
As medidas previstas do decreto poderão ser revistas a qualquer momento, podendo ainda ser renovadas ou ampliadas a critério da gestão Municipal.
Com informações da Secretaria de Saúde de Porto Seguro e Secretaria de Saúde da Bahia Imagens: Reprodução
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Emplacamento de veículo online já pode ser realizado no Detran-BA
Justiça determina que Ubaldino retire publicações contra Luigi
Pastoral da Criança de Arraial d’Ajuda pede doações para Sopão Solidário
Alda Andréia lança “Mulheres” em prestigiada noite de autógrafos