Uma boa aparência e uma boa saúde dos dentes começam com a correta higienização bucal. Quem afirma é o dentista William Duarte de Oliveira, formado em odontologia em 2012, com especialização na área de cirurgia de implante. Ele lembra que a falta de cuidados adequados com os dentes pode provocar doenças, sendo as mais comuns as de origem bacteriana, como a cárie, a gengivite e o mau hálito.
Com 10 anos de experiência na área, Willian afirma que “uma boca saudável não vai trazer dores e outros problemas, enquanto uma boca doente vai apresentar dores, que podem gerar desconforto e até afetar o rendimento no trabalho da pessoa. Outro aspecto importante é convívio social. “Cáries, gengivite e mau hálito podem atrapalhar o convívio social dos colaboradores de uma empresa com os clientes, causando uma má impressão”, ressalta.
Ele lembra que existe uma forma correta de fazer a escovação, sempre lavando a escova após o uso. “O indicado são no mínimo três escovações por dia, depois do café manhã, almoço e jantar. E lógico que quando nos alimentamos, de alguma forma precisamos higienizar a boca. O correto seria escovar os dentes sempre depois de comer”, afirma, acrescentando que é importante a orientação de um profissional, para diagnosticar qual é tipo de escova adequada e a técnica a ser usada.
Implante
Nos casos de necessidade de extração de algum dente, o ideal é recorrer ao implante. De acordo com o profissional, a falta de dentes afeta muitos brasileiros principalmente os adultos a partir de 40 anos. A principal orientação é no sentido de buscar profissionais especializados para realização deste procedimento. “Existem vários fatores, condições sistêmicas e bucais, que o paciente pode apresentar. Só mesmo depois de uma avaliação e da realização de exames é possível dar continuidade e avaliar a possibilidade de realizar o procedimento”, enfatiza.
Ou seja, apresentar dentes saudáveis, além de melhorar a estética, facilita o ingresso no mercado de trabalho. “Agora, nesse período pós-pandemia, onde o uso da máscara está cada vez menor, a exposição dos dentes revela muito essa questão social. Alinhando saúde com uma boa aparência cria uma harmonia melhor, tornando a pessoa mais apresentável, e com certeza, facilitando sua entrada do mercado de trabalho’’, conclui o dentista.
Rute Viana – estagiária (sob supervisão de Hilda Rodrigues)
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Intervenções artísticas e educacionais procuram engajar jovens na política
Gestão Ambiental de cidades baianas terá encontro em novembro
Cabrália participa com destaque na Boat Show, em São Paulo
Estudantes da Uesc são laureados com 5 premiações da Expocom
Oportunidade: Veracel realiza processo seletivo para Formação de Mão de Obra Local