O programa de educação de jovens e adutos do Sesc está com inscrições abertas até 17/02. O projeto oferece formação do Ensino Médio gratuito à distância, com qualificação profissional em produção cultural. Ao todo 1.832 vagas são oferecidas a alunos de treze estados das regiões Norte, Nordeste e Sul.
As inscrições e edital podem ser conferidos no site do Sesc. Podem se inscrever candidatos com idade a partir de 18 anos, Ensino Fundamental completo e residentes nos estados de Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
O curso tem duração de três semestres e carga horária de 1.200 horas, sendo 80% das aulas em formato virtual e 20% presencial. Ao final, os alunos recebem certificado de conclusão do Ensino Médio com qualificação profissional em Produção Cultural. O projeto é realizado em parceria com o Senac, responsável pela plataforma de realização do curso.
Segundo a diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaína Cunha, projeto Sesc EAD EJA foi lançado há um ano e já é motivo de orgulho para a instituição. “O ensino à distância, aliado à qualificação profissional, atende a necessidade de um público jovem, que tem o desejo de retomar os estudos para ampliar suas chances no mercado de trabalho. As duas primeiras turmas tiveram uma grande procura, principalmente entre pessoas na faixa etária entre 21 e 30 anos. Essa é uma importante contribuição do Sesc para a transformação dos jovens pelo caminho da educação, já que o curso é acessível e flexível", ressaltou.
Ainda de acordo com o Sesc, o curso atende às orientações do Novo Ensino Médio, que contempla a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com itinerários formativos focando nas áreas de conhecimento e na formação profissional. A construção dos conteúdos foi baseada em experimentações e maior interação dos participantes, com simulação de práticas, mecanismos de jogos, dramatizações e outras estratégias compatíveis com os objetivos do curso. Além do acesso ao curso, os estudantes também podem participar das atividades presenciais e on-line de cultura, esporte e lazer oferecidas pelo Sesc.
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Marinha abre inscrições para processo seletivo com mais de mil vagas
Matrículas para a rede estadual de ensino estão abertas e são online
Uesc tem sete projetos contemplados pelo Funbio
UFSB e IFBA prorrogam inscrições para mestrados
Programa Juventude Produtiva estimula o empreendedorismo na Bahia