Casa Dia promove campanha para construir ambulatório e outras reformas

A Casa Dia, de apoio ao dependente químico no Arraial d´Ajuda, está realizando uma campanha para a construção de um ambulatório e finalizar as reformas da sala de convivência e outros ambientes de sua sede. Com participação de empresários que doaram prêmios, a entidade sem fins lucrativos lançou o “Cupom Solidário” - um sorteio com resultado pelos números das centenas da Loteria Federal.

A gráfica JAC doou 1.000 cupons para a campanha. Cada número tem o valor de R$ 10,00 e corre dia 08 de abril. Serão cinco recompensas, que incluem hospedagem, almoço e um telefone celular no primeiro prêmio. Os cupons estão disponíveis online pelos WhasApp (73) 99807-7027 (Vinícius) e (77) 99981-5655 (Mauro). E também por PIX: CPF 605.013.409-04 (Mauro Pasturczak); enviando comprovante para um dos números citados..

“Nossos atuais acolhidos e os que virão merecem instalações dignas. Isso beneficia o tratamento e melhora nossas condições de continuar a auxiliar quem sofre de dependência química”, diz Mauro Pasturczak, coordenador geral. A Casa Dia acolhe hoje 28 internos.

O responsável pelo marketing digital da Casa Dia, Vinícius Costa, lembra que todos os participantes vão poder acompanhar o gerenciamento dos cupons e os ganhadores do sorteio pelo novo Instagram da Casa Dia.

Veja os prêmios

- Um aparelho celular Samsung A32 de 128 GB

- Um jantar para duas pessoas no Restaurante Alecrim Dourado com agendamento prévio (rua do Mucugê)

- Uma estadia para casal na Pousada Benvirá, com agendamento prévio (rua Flamboyant)

- Um almoço para duas pessoas na Churrascaria do Joildo, com agendamento prévio (rua do Mucugê)

- Uma estadia para casal na Pousada Flamboyant, com agendamento prévio (rua do Mucugê)

A Casa Dia

Fundada em 2007 por Flavio Fernandes Dias, a Casa Dia, desde 2011 tem sede própria, em uma área de 20 mil² e aproximadamente 1.500 m² de área construída. Possui alojamento, cozinha comunitária, oficinas, sala de convivência, reuniões, horta, entre outras dependências. E uma loja para venda de artesanatos criados pelas pessoas acolhidas.

Segundo Mauro, alguns são encaminhados pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) de Porto-Seguro e pelo CRAS na situação de moradores de rua. “O tratamento na Casa Dia segue as bases da Federação Nacional de Casas Dia do Brasil (Fenacad) e a filosofia e as tradições das Irmandades Anônimas (Narcóticos e Alcoólicos Anônimos)”, explica.

“Elas são hoje reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como as que obtêm os melhores resultados. Usamos a programação de 12 Passos e vem dando um ótimo resultado. A Casa fornece acomodações, quatro refeições além de reuniões diárias dentro da Programação de NA. As atividades incluem ainda prática de meditação, marcenaria, produção de artesanato, mudas frutíferas, entre outros.

Durante todos esses anos de instituição, Mauro ressalta que foram mais de cinco mil internações, contando sempre com o apoio de colaboradores da comunidade local, bem como patrocínio de projetos e assistência de entidades filantrópicas. “Na Casa Dia, os internos devem permanecer por 120 dias, em média, mas, infelizmente, este número de atendimentos é muito inferior à demanda”.

O cronograma consiste no Tratamento de Reabilitação, desenvolvendo responsabilidade e inclusão no convívio social, despertar da auto-estima e amor próprio. “O percentual de recuperação de homens internados vem evoluindo a cada ano, o que motiva a equipe a continuar este grande e importante trabalho, apesar de tantas dificuldades”, finaliza.

Mais informações sobre a Casa Dia, dúvidas e como ajudar pelo WhatsApp (73) 99989-5235, com Cláudio Bispo, da coordenação disciplinar.


Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Artista retrata vida marinha do Recife de Fora em painéis e vias públicas

Projeto de Lei propõe criar protocolo de acolhimento à mulher assediada

Cantora Shel: do Arraial para o mundo

Justiça Federal suspende atividades de quatro barracas da praia do Mucugê

Pessoas em situação de rua: grave desafio crescendo com a cidade