A Câmara Municipal de Porto Seguro realizou na quinta-feira, 10/04, Sessão Solene para a entrega de títulos de Cidadão Porto-Segurense. Foram agraciados o empresário Michael Rumpf-Gail, fundador do Terravista; e o médico ortopedista Cristiano José Silva.
A solenidade foi presidida pelo vice-presidente da Casa, vereador Lucas Nascimento (PSDB). Ao receber o Título, Michael, suíco-alemão radicado na cidade, agradeceu aos vereadores pela honraria e também a seus parceiros, em especial o empresário Marcos Marabá, diretor do Instituo Irene Gail.
“É uma grande honra receber esse Título. Cheguei em Porto Seguro em 1994. Todos esses anos que vivi aqui foram e continuam sendo uma grande realização. Espero poder contribuir ainda mais para essa região”, disse emocionado Michael.
Fundador do Complexo Terravista, o empresário ajudou a colocar Porto Seguro e Trancoso em outro patamar. Em 2008, criou o Instituto Irene Gail - o nome é uma homenagem à sua mãe.
Enorme potencial
Na primeira metade dos anos 1990, ao chegar a Porto Seguro, Michael Rumpf-Gail percebeu o potencial econômico e turístico da região. E começou os estudos e planejamento para investimentos no Litoral Sul, entre Arraial d’Ajuda e Trancoso.
Michael idealizou um empreendimento que incluísse hotéis e condomínios de alto padrão, campo de golfe e aeroporto próprio, criando a Terravista Empreendimentos. Convidou, então, o amigo Janick Daudet, CEO do Club Med South América, para trazer a rede internacional de hotéis para a região.
Em 2001, o Club Med Trancoso foi inaugurado, marcando um divisor de águas nos empreendimentos. Logo depois o campo de golfe entrou em funcionamento, habilitando o destino para participar dos circuitos nacional e mundial do esporte.
A construção do Aeroporto Terravista agregou ainda mais valor ao turismo. O Club Med é hoje o maior contribuinte de impostos no município e junto com o Terravista, são os maiores geradores de emprego. Por mais de duas décadas, Michael ocupou o cargo de Diretor Presidente da Terravista Empreendimentos.
Em 2004, a Terravista e o Club Med iniciaram o Programa de Responsabilidade Socioambiental, com ações permanentes de educação ambiental. O objetivo foi aliar o desenvolvimento econômico ao social e contribuir com a preservação das belezas naturais, a autenticidade e singularidade do rico patrimônio histórico, artístico e cultural local.
Instituto Irene Gail
Em 2008 o Instituto Irene Gail nasceu como fruto desse Programa. Dirigido pelo empresário Marcos Marabá, nesses 16 anos tem impactado positivamente a vida de crianças, adolescentes e idosos.
Suas atividades incluem educação ambiental, em parceria com o Club Med Trancoso; apoio ao Grupo da Melhor Idade de Arraial d’Ajuda; manutenção das festas tradicionais de São João e Yemanjá no Arraial da Ajuda e Trancoso; ações socioculturais e esportivas da Aldeia Velha Pataxó, com a criação da Reserva Pataxó de Ecoturismo e os Jogos Infantojuvenis; além de parcerias com a Escola Municipal Honorina Passos e a Associação Religiosa Cultural de Matrizes Africanas do Terreiro Ilê Axé de Xapanã.
Prestigiaram a entrega do Título a esposa Elaine, a filha Sophie, amigos, professores e representantes das associações apoiadas pelo instituto. Entre eles, Pai José Luiz, a diretora Maria José e o cacique Ipê.
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Livro de ficção, 'Lambaporto' tem a lambada no coração da história
Concurso Melhor Pão Francês da Bahia 2025 têm inscrições abertas até 30/04
Porto Seguro reconhece ´Marcha para Jesus’ como Patrimônio Imaterial
Polícia Civil da Bahia tem novo delegado-geral
Confira a programação da Semana do Descobrimento em Porto Seguro