Câmara Jovem encerra atividades com ideias para projetos de lei

Na manhã de sexta-feira, 29/10, foi realizado o encerramento Projeto Câmara Jovem, no Plenário da Câmara Municipal de Porto Seguro. Na ocasião, os 16 participantes realizaram uma sessão legislativa simulada. O projeto foi proposto pelo vereador Vinicius Parracho e teve como objetivo fomentar a participação social e cidadã da juventude.

Os jovens  puderam realizar a defesa de suas ideias e expor projetos de lei que construíram. O gabinete do vereador pretende aproveitar as ideias dos jovens para realizar futuras proposições, incentivando assim a participação política.

De acordo com o vereador Vinícius Parracho, o projeto era para ser presencial, mas por conta da pandemia não pode receber este formato. Por meio de encontros online quinzenais os participantes – de 16 a 29 anos, puderam conhecer um pouco mais sobre o Poder Legislativo, o funcionamento do município e suas leis”, explicou.

O edil também informou os projetos aprovados na Sessão Simulada também podem ter aprovação da Câmara. “Os projetos ficaram tão bons que decidimos enviá-los para as Comissões da Câmara e estudar a possibilidade de aprova-los como lei”, completa.

O digital influencer Guilherme Antonio Braga disse que foi muito importante participar desse projeto, que mostrou como funciona o Poder Legislativo e o papel de um vereador. “Sou representante da juventude de Porto Seguro, presidente do Grêmio estudantil CMPS, coordenador de Grêmios da União da Juventude Socialista (UJS) e vice presidente do Conselho Municipal da Juventude (Conjuve). Participar desse projeto me fez entender ainda mais a importância de ser representante da juventude, e me deu a certeza de que é preciso que ter mais jovens na política”, afirmou Guilherme. Ele apresentou um projeto de lei para que a gestão municipal tenha uma coordenação de Grêmios Estudantis dentro da Secretaria de Educação. Seu projeto foi aprovado na Sessão Simulada.

O garçom Pedro Richard Gonçalves, 19, confessou que na hora de apresentar seu projeto até sentiu um friozinho na barriga. "Mas felizmente consegui passar as minhas ideias e defender o meu projeto. Gostei muito do projeto por que sempre tive interesse por política e com esse projeto eu aprendi de fato como acontece as políticas públicas que normalmente a população não tem acesso", expicou. Pedro apresentou um projeto de implantação de placas solares em prédios públicos para atender 50% da demanda de energia.


Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Projeto inaugura atividades de abertura da Biblioteca de Caraíva

Rugby: atleta de Porto Seguro é convocado para Seleção Brasileira

Confira a atualização dos casos de Covid -19 na região

Associação do Alto do Mundaí instala ponto de apoio aos Bombeiros

Veracel realiza edital de contratação até dia 4 de novembro