Oficinas recreativas divertem crianças internadas no HRDLEM

Com a ajuda de cantigas e personagens da literatura trazidos pelos voluntários, a iniciativa do grupo de humanização e serviço social do Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães em Porto Seguro, tem trazido um olhar diferente para os pequenos pacientes internados às vésperas do dia 12 de outubro. Segundo a assistente social, Adenísia Santana, “o projeto conta com ornamentação da ala pediátrica, brincadeiras, pinturas e desenhos para que eles esqueçam um pouco a dor da internação.”

A programação começou no dia 0810/18 e vai até o dia 12/10, com atividades que contribuem efetivamente com o tratamento das crianças. Sahasla Menezes, coordenadora de Enfermagem da pediatria, afirmou que, no ano passado, o evento apresentou resultados positivos e por isso ele foi ampliado em 2018. “Resolvemos estender as ações com a ajuda de colaboradores do hospital e voluntários, pois auxilia no menor tempo de internação dos pacientes e ajuda também os acompanhantes.”

A comemoração já faz parte do calendário da Unidade, que é administrada pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGH) e busca estreitar os laços com a comunidade através do acolhimento humanizado todos os dias. O instituto afirma que defende ações humanizadas que modificam o ambiente hospitalar.

Para os pais das crianças internadas, esse carinho é fundamental e tem transformado o período de internação. “Cheguei aqui triste porque minha filha precisava ficar internada mais de uma semana, mas com ajuda dessas pessoas a gente se distrai e até esquece que está num hospital”, disse a indígena Moane Farias, mãe de Wenesmyn, de um ano de idade.