Polícia Civil cumpre mandados por exercício ilegal da profissão de contador

 

Equipes da 1ª Delegacia Territorial de Porto Seguro deram cumprimento a mandado de busca e apreensão e quebra de sigilo telemático no âmbito da 1ª Fase da Operação “Fake Accountant”.

A investigação busca esclarecer denúncias de que um contador e proprietário de um grande escritório de contabilidade em Porto Seguro está há vários anos exercendo a profissão de forma irregular, já que o mesmo não teria o registro no Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia.

Depois de intensas investigações, foram encontrados indícios de que realmente o suspeito não possui o registro no CRC e exerce a profissão de contador, o que caracteriza Infração penal, que pode se desdobrar em possíveis outros crimes.

Como fraude em licitação, sonegação fiscal, falsificação de documento público e particular,  entre outros, pois nesta condição todos os atos do falso contador podem se tornar inválidos ou inexistentes, ocasionando um prejuízo à sociedade que utilizou os serviços daquele escritório de contabilidade, e que possivelmente deverão refazer todos os atos.

 

 

Durante as buscas foram apreendidos vários computadores, notebooks, documentos e celulares, que serão analisados para robustecer as provas da investigação. Também foram interrogados o suspeito e testemunhas que prestam serviços no escritório.

As investigações seguem com a finalidade de elucidar possíveis outros crimes conexos.


Fonte e fotos: 23ª COORPIN/Eunápolis

 

Tráfico e estelionato

Equipes da 1ª Delegacia Territorial de Porto Seguro deram cumprimento a mais um mandado de prisão temporária em desfavor de I.H.D.S, 19 anos, por tráfico de drogas, associação ao tráfico, estelionatos, entre outros delitos.

Ação e desdobramento dos mandados de prisão e busca que foi dado cumprimento na data de ontem em Porto Seguro, foi onde foi dado cumprimento a três mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão em desfavor de traficantes locais.

Outros dois alvos da operação não foram localizados de imediato e as equipes desta delegacia territorial realizaram diligências no sentido de encontrar os outros criminosos.

Após horas de campana policial, foi localizado no bairro Cambolo e dado voz de prisão ao indivíduo identificado como I.H.D.S. Com o indivíduo foi apreendido um aparelho celular, três máquinas de cartão de crédito, entre outros objetos. Ouvido perante a Autoridade Policial, ele confessou a prática de tráfico de drogas e tentou justificar as transações bancárias suspeitas.

Equipes da 1ª Delegacia Territorial de Porto Seguro ainda estão em diligências para tentar localizar e capturar o terceiro foragido.

A investigação derivou de crimes de homicídios ocorridos nesta cidade. Infelizmente grande parte dos crimes contra a vida em Porto Seguro tem derivação direta do tráfico ilícitos de drogas e a elucidação dos delitos ocorre de forma simultânea.


Fonte e foto: 1ª DT de Porto Seguro

 

Preso em flagrante

 

Na manhã de 16/02, a equipe de plantão da Polícia Civil em Arraial d'Ajuda, durante a operação Verão, autuou em flagrante delito J.N.A.D., 32 anos, após ser contido por populares e conduzido à delegacia pela Polícia Militar.

A ocorrência teve início por volta das 6h, quando o criminoso entrou no ônibus da empresa Águia Azul, próximo à balsa de Arraial d'Ajuda, e roubou o motorista do coletivo.

Ao perceber que a arma utilizada pelo criminoso era falsa, o motorista, com a ajuda de populares, conseguiu imobilizá-lo até a chegada da polícia. Após receber atendimento médico por ter sido agredido por populares, o criminoso foi preso pela autoridade policial de plantão.


Fonte: 2ª DT de Arraial d'Ajuda

 

Esquema de furto de encomendas

 

A Polícia Civil de Eunápolis, dando continuidade às investigações sobre o esquema de furto de encomendas na transportadora Águia Branca, obteve êxito na recuperação de diversos objetos subtraídos, além de aprofundar o conhecimento sobre a atuação da quadrilha.

As diligências realizadas nos últimos dias resultaram na apreensão de peças de veículos, componentes eletrônicos de computador e outros itens de origem ilícita, confirmando a extensão da fraude e o envolvimento de outros indivíduos além de C. D. dos S., preso em flagrante na última semana.  

Através da prisão de C. D. dos S. e dos depoimentos de testemunhas, a equipe de investigação localizou diversos produtos furtados em posse de receptadores e comerciantes que foram alvos dos investigados. Dentre os objetos recuperados, destacam-se:

- Peças de veículos, como marcadores de combustível, caixas de direção e amortecedores

- Componentes eletrônicos, como placas mãe e coolers para CPU

- Valores em espécie

As investigações apontam que os produtos eram desviados por C. D. dos S. e outros funcionários da transportadora, e posteriormente repassados a receptadores que os vendiam no comércio local como se fossem de origem lícita.  

Os objetos recuperados, que a princípio ainda não possuem vítimas identificadas, ficaram custodiados na delegacia à disposição da justiça. As investigações prosseguem com o objetivo de identificar outros envolvidos no esquema milionário, recuperar os demais produtos furtados e responsabilizar criminalmente todos os participantes da fraude.


Fonte e foto: DT Eunápolis

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Sebrae alerta: é falsa a notícia sobre exclusão de 13 atividades do MEI

Carnaval 2025: confira a programação em Porto Seguro

Operação Proteger cumpre mandados; apreende drogas e central de monitoramento

Último envolvido na morte de ex ator mirim em Trancoso foi preso no ES

CIPPA flagra obra irregular em área de proteção ambiental no Mundaí