
O ingresso à balsa que faz o transporte de passageiros do Centro de Porto Seguro para o Arraial d’Ajuda já está funcionando com nova estrutura, exclusiva para passageiros. A implantação do novo sistema faz parte do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado pelas empresas de travessia com o Ministério Público, Observatório Social, OAB, Prefeitura e Câmara de Vereadores de Porto Seguro, para requalificação do terminal. A nova forma de ingresso é mais moderna do que o sistema anterior e reduz o tempo de espera e embarque dos passageiros.
![]() |
![]() |
De acordo com Bruno Barbiero, diretor da empresa Rio Buranhém Navegação, neste primeiro momento, houve uma mudança da estrutura física das bilheterias. “Antes tínhamos uma estrutura que fazia cobrança de veículos e passageiros. O que a gente começou a operar foi a nova bilheteria de embarque exclusivo de passageiros. Com isso, a bilheteria de veículos também ficou exclusiva para veículos”. O diretor afirma que, somente essa mudança já conferiu importante redução no tempo de espera e desembarque de passageiros. “As novas estruturas de bilheteria estão dando mais vazão ao fluxo de pedestres, o que foi muito bom, porque desafogou também a cobrança de veículos. Acompanhei algumas embarcações e estamos carregando a balsa com 40 carros em seis ou sete minutos. Algo que anteriormente era feito em 10 minutos. É uma redução significativa”, diz.
![]() |
![]() |
Ele afirma ainda que está prevista para janeiro de 2021 a implantação da bilhetagem eletrônica. “Toda estrutura física de catracas, leitores, cadastramento de moradores, de idosos já estão prontos”. Mas esta preparação aguarda ajustes finais para que, a partir daí, as empresas concessionárias do serviço de travessia possam iniciar o carregamento dos cartões para pagamento com bilhetagem eletrônica, quando também será disponibilizado para o público a venda dos ingressos por aplicativo.



