Paixão e Morte de Cristo são celebradas nesta Sexta-feira

Amanhã, dia 14 de abril, Sexta-feira Santa, é celebrada a Paixão e Morte de Cristo, que relembra o dia em que Cristo é crucificado (após sua prisão, Jesus é julgado e açoitado; recebe a coroa de espinhos na cabeça; é levado à presença de Pilatos, e depois de condenado, carrega a Sua própria cruz até ao monte Calvário; sendo crucificado entre dois ladrões ao meio-dia e morre. Seu corpo foi depois retirado da cruz e colocado num sepulcro cavado na rocha.

Neste dia, o silêncio, o jejum e a oração marcam o momento dos fiéis católicos, que também se abstêm de carne. O ponto alto do dia é a celebração das 15h, quando Jesus se entrega à morte. Neste dia não há missa e a cerimônia  - a Paixão do Senhor – tem três partes: liturgia da Palavra, adoração da cruz e comunhão eucarística. Na ocasião o celebrante faz a meditação sobre as “sete palavras de Cristo na Cruz” antes de Sua morte: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem”; “Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso”; “Mulher, eis aí o Teu filho (…) Eis aí a Tua Mãe”; “Tenho Sede!”; “Eli, Eli, lema sabachtani? – Meu Deus, Meu Deus, por que Me abandonastes?”; “Tudo está consumado!”; e “Pai, em tuas mãos entrego o meu Espírito!”.

Em algumas Paróquias, como é o caso da N. S. Pena, haverá a Via sacra encenada, às 6h e a Procissão do Senhor Morto às 16h30. Nas demais paróquias do município, a celebração das 15h será praticamente o único ofício do dia (acompanhe a programação abaixo).

Quarta e Quinta-feira Santa

A celebração da Semana Santa tem programação diversa nas paróquias de Porto Seguro e distritos na quarta-feira, dia 13 de abril, a Igreja Nossa Senhora do Brasil teve a Celebração das Sete Dores de Nossa Senhora, enquanto no Santuário em Arraial d’Ajuda, as celebrações foram iniciadas já pela manhã, com Missa com novena, à tarde, Missa dos Enfermos e no início da noite, a Procissão do Encontro. Em Trancoso, na Igreja do Quadrado, a Paróquia São João Batista Menino realizou a Procissão do Encontro e Santa Missa, sendo assistida por centenas de fiéis.

Nesta Quinta-feira Santa, dia 14 de abril, a diocese celebrou a Missa da Unidade, também conhecida como a Missa do Crisma, às 9h, na Catedral Nossa Senhora Auxiliadora, em Eunápolis. Na Paróquia N. S Pena, em Porto Seguro, os fiéis acompanharão a Missa da Ceia do Senhor, às 19h e a Transladação e Adoração, às 21h, com saída da Igreja Nossa Senhora do Brasil (Passarela do Descobrimento) e Adoração Casa das Irmãs (Avenida Getúlio Vargas). Em Arraial d’Ajuda, a Paróquia Nossa Senhora d'Ajuda, terá a Ceia do Senhor com Lava Pés no Santuário (19h) e nas comunidades São Pedro e São Tiago (ambas às 19h30). A Paróquia São João Batista Menino, em Trancoso terá a Missa da Ceia do Senhor com Lava Pés, na Igreja do Quadrado. Em Caraíva, os fiéis da Paróquia São Sebastião farão, às 19h, uma procissão com velas,  rezando o terço.

Programação das paróquias em Porto Seguro:

Paróquia N. S Pena – Porto Seguro

Dia 15 - Sexta-feira Santa

- 6h - Via Sacra encenada  - Igreja Nossa Senhora do Brasil (Passarela do Descobrimento)

- 8h às 14h - Adoração ao Santíssimo - Casa das Irmãs (Avenida Getúlio Vargas)
- 15h - Celebração da Paixão e Morte do Senhor  - Igreja Nossa Senhora do Brasil

- 16h30 - Procissão do Senhor Morto –  da Igreja Nossa Senhora do Brasil (Passarela do Descobrimento) até a Igreja Matriz Nossa Senhora da Pena (Cidade Histórica)

 

Paróquia Nossa Senhora d'Ajuda – Arraial d’Ajuda

Dia 15 - Sexta-feira Santa

- 6h - Via Sacra saindo da Comunidade São Tiago em direção ao Santuário

 - 15h - Paixão do Senhor – Santuário

- 15h - Paixão do Senhor - São Tiago

- 15h - Paixão do Senhor –São Pedro

Plantão de Confissões durante todo o dia  - Santuário

Paróquia São João Batista Menino - Trancoso

Dia 15 - Sexta-feira Santa

- 15h – Celebração da  Paixão do Senhor – Igreja do Quadrado

Paróquia São Sebastião – Caraíva

Dia 15 - Sexta-feira Santa

- 15h – Rezo do Terço da Misericórdia – Igreja de São Sebastião


Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Governo lança Plano Estadual para Economia de Hidrogênio Verde na Bahia

APLB realiza Assembleia Geral na Praça ACM

Bahia torna utilização de máscara opcional em todo o Estado

Quinta-feira Santa celebra a última Ceia do Senhor

Porto Seguro é a 1ª do ranking em empregabilidade no Turismo, segundo CNC