Estado publica licitação para construção do novo Aeroporto Internacional

Mais um passo foi dado para a implantação do novo Aeroporto Internacional Costa do Descobrimento. A Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) publicou no Diário Oficial do Estado aviso de licitação para a construção e concessão do novo equipamento aeroportuário.

A obra será realizada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e a empresa vencedora do edital. O investimento previsto na obra é de aproximadamente R$ 1,3 bilhões. Veja aqui o Edital e seus anexos.

A próxima etapa é o leilão a ser realizado em julho na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo.  O vencedor será responsável pela administração do novo aeroporto pelo período de 30 anos. Enquanto constrói o equipamento, a empresa também será responsável pela adequação e melhorias do atual Aeroporto Internacional de Porto Seguro, que será depois desativado.

Detalhes

O novo aeroporto vai ser construído numa área de 2,7 milhões de m², na Vila Horádia, em Santa Cruz Cabrália, às margens da BR 367, do lado aposto ao distrito de Pindorama. Ele vai operar com aviação regular e geral, recebendo inicialmente aeronaves com capacidade para até 220 passageiros.

Com o aumento da movimentação de passageiros e o interesse das companhias aéreas, a estrutura do equipamento será capaz de funcionar com aviões de maior porte de capacidade, com até 624 pessoas, e realizar voos para outros continentes, tanto de passageiros quanto de carga.

A pista de pouso e decolagem vai ter 2.400 m por 45 m, podendo chegar a 3 mil m por 45 m. A área do terminal de passageiros será de 30 mil m² e pode ser ampliada para 40 mil m². O pátio de estacionamento tem capacidade para até 27 aeronaves. O novo aeroporto vai poder atender grandes aeronaves em voos nacionais e internacionais, hub regional e transportes de carga. Confira os elementos básicos do projeto.

Repercussão

“A construção do aeroporto vai possibilitar a ampliação de voos na malha aeroviária baiana, além de conectar a região com a Europa e Américas. Hoje o aeroporto de Porto Seguro é um dos mais movimentados do Nordeste, mas não é possível ampliar a estrutura nem receber voos de outros continentes”, ressalta Sérgio Brito, secretário estadual de Infraestrutura.

Em Porto Seguro, o prefeito Jânio Natal agradeceu o governador Jerônimo Rodrigues pela obra que deve beneficiar toda a região e trazer crescimento de 20% a 30% na economia local.

O prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos, disse que é a realização de um grande sonho de toda a população, com mais investimentos na cidade, geração de emprego, renda e melhorias de grandes proporções no turismo.

Para o secretário Municipal de Turismo de Cabrália, Paulo César Magalhães, trata-se de mais um grande passo rumo à concretização desse projeto que irá revolucionar o turismo na cidade.


Com informações da Seagri, PMSSC e PMPS - Imagem: reprodução

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Oportunidades de emprego são oferecidas pelo SineBahia, confira!

Porto Seguro Praia Resort tem novo gerente comercial

Sul e Sudeste do Brasil recebem campanha de promoção de Porto Seguro

Cad Único terá dados integrados ao Cnis

Saúde tem como aliado jogos de tabuleiro criado por professores baianos